sábado, março 07, 2009

Excomunguemos a Igreja

Que a Igreja Católica Apostólica Romana está cheia de parolos, já todos sabemos. Muitos de nós já o sentimos de perto. Mas acho que se foi longe demais. No Primeiro Jornal da SIC, hoje, dia 7 de Março de 2009, em pleno século XXI, foi noticiado o seguinte, uma criança de 9 anos, grávida por violação do padrasto, foi excomungada, bem como os seus pais, por ter efectuado um aborto. Mais, a equipa médica, levou pela mesma medida e também foi excomungada. Para os mais leigos passo a explicar com um exemplo prático, esta criança, um dia mais tarde, não poderá vir a casar, por igreja, por ter interrompido uma gravidez fruto de uma violação.
Relembro a idade, 9 anos...
O violador, esse, não foi excomungado...

Eu, acredito em Deus, acredito na mensagem de Jesus Cristo. Acredito no amor, no perdão, no dar a outra face. Acredito que podemos ser sempre melhores e que assim influenciamos quem nos rodeia. Mas, recuso-me a ser considerado parte desta Igreja.

The kingdom of god is within you and not around you... e cada vez tenho mais a certeza disso.

18 comentários:

Sininho disse...

Acho isto abominavel!

Eu não sou católica, sou cristã evangélica e e acho um absurdo a situacao! A igreja catolica prefere excomungar uma crianca inocente a quem foi violentamente retirada a inocencia propria da idade e preferia rebentar emocionalmente com a sua vida querendo obrigara avançar a gravidez, que condenar o monstro do padrasto violador, pedofilo..

Eu posso não ser perfeita, pois sei k nao o sou, embora nao concorde com a legalizacao do aborto sou a favor do aborto pelas situacoes anteriormente aceites: mal formacao do feto; perigo de vida da mãe ou violacao!

Se antes ja tinha uma opiniao cinzenta da igreja catolica, agora mesmo escureceu!

Não é justo querer obrigar uma crianca a sofrer da maneira que eles querem impor!

Unknown disse...

Tens k perceber k em todas as religiões há fundamentalismos. Não há nenhuma religião perfeita e a católica está longe de o ser. Sabias k já foi ultrapassada pelo islamismo? Por algum motivo será...
Eu até puderia ser suspeita nesse tema pk sou catequista, mas o k ensino aos meus catequisandos é k o importante é respeitar o próximo e k devemos acima de tudo cultivar os bons sentimentos e saber controlar os maus. São meninos do 1º ano, espero poder contribuir para k crescem com uma mente sã...só há lá um k lhe dava umas arrochadas, mas isso já é o meu mau feitio a falar;O)
9anos??? Bolas...

Beijinhos

Eu Mesma! disse...

mas isso passou-se em que país?????

É que aborto em caso de violação é permitido por lei na europa quase toda....

eu pessoalmente não tenho nenhuma religião.... acho que todas as religiões são fanáticas e possuem um fundamentalismo que eu não permito em mim propria...

Acredito sim é que o ser humano tem que acreditar em algo para sobreviver... agora se existe um Deus ou não... a mim custa-me acreditar que se existe realmente um Deus algures no céu como é que ele permite as barbaridades que actualmente existem neste mundo moderno....

Jinhos

SRRAJ disse...

É por essa e por outras que me distanciei dela ...

MoonDreamer disse...

SININHO:
A igreja, neste caso, tem muito pouco de divino... e sinceramente, ainda menos de humano

ZABOUR:
Um arcebispo do país com mais católicos no mundo (salvo erro) foi quem tomou esta atitude. Mais, o Vaticano, não condenou e alguns dos seus mais altos representantes aplaudiram... Valha à igreja quem ainda incute os verdadeiros valores às crianças, e lhes permite ser crianças...

EUMESMA:

No Brasil, mas acho que lá também é permitido nesses casos. Só que a Igreja, veio meter o nariz.

Eu acredito em Deus como ser espiritual, não como criador ou controlador da humanidade, mas esta discussão dava pano para mangas... :)

Ianita disse...

Olha... no nosso país isso nem se sabia... o que era bom, aliás, óptimo!

O que acho é que isso é uma tremenda estupidez, mas... Há sempre um mas... :)

Eles acreditam que as coisas nos acontecem por obra de Deus e que Deus não nos dá mais do que podemos carregar. São contra o aborto e têm o direito de excomungar quem eles acham que não tem uma conduta de acordo com a Igreja. Não concordas? Eu também não, mas eles têm direito de impor as regras deles no culto deles, no dogma deles.

Por isso é que digo que na questão do casamento homossexual, a Igreja n tem q mandar bitaites. Eles são contra e têm o direito de ser e de não realizar casamentos entre homens ou entre mulheres. Como há padres q n realizam casamento se um dos nubentes não for crismado, por exemplo. Estão no direito deles. O Estado é outra coisa e o Estado é regido, felizmente, por outras regras e leis.

Pelo Estado, a menina n é castigada e o padrasto é. Pelo Estado ela vai poder casar. Assim será em Portugal quando se permitir o casamento homossexual... pelo Estado e não pela Igreja. São coisas diferentes desde o 25 de Abril e ainda bem!!

Kiss

Fenix disse...

Chegou-se à inversão total e completa dos valores!
Concordo contigo!
É por estas e por outras que a igreja católica vai perdendo fiéis...

Bom fim de semana.
São

Andy disse...

Se me permitem...a forma como a Igreja analisou esta situação é perfeitamente desumana e ridícula, no mínimo.
Como pode ser exigido a uma criança de 9 anos uma gravidez, quando é ela própria fruto de tantos cuidados e atenção...
Que condições físicas e psiquicas tem esta criança de poder ser mãe?
O seu corpo não está preparado para o desenvolvimento de uma gravidez e o seu coração não suportaria as exigências e o impacto desta situação.
Sou fruto de uma educação em que a religiosidade esteve sempre muito presente e consciente ou inconscientemente, trago em mim valores,ou o reflexo do que isso fez em mim, que muitas vezes preferia não ter. Ainda hoje tento me libertar de alguns fantasmas e encontro o Deus que simboliza o Amor, o Bem...aquele que me ampara nos momentos mais dificeis, aquele a quem agradeço as coisas belas da vida e aquele a quem peço uma luz que me guie no caminho certo...

Lita disse...

Estas discussões dão pano para mangas e honestamente... nem me apetece te-las... é que nem consigo responder a isto!

Talvez possa servir para nos perguntarmos porque é que precisamos de uma instituição que nos diga como agir se, supostamente, Deus está igualmente para todos nós! A minha relação com Deus,o Cosmos, o universo ou que lhe quiserem chamar é minha, ecoa dentro de mim e não nos outros. É responsabilidade minha gir de acordo com o meu coração... e não com aquilo que os outros me dizem...
Esse assunto... nem consigo falar sobre ele... :(

MoonDreamer disse...

IANITA
Eu concordo com o que dizes, mas não te esqueças que a igreja católica se apresenta como defensora do humanismo e uma atitude destas é tudo menos humana.

FENIX
Por isto e pela pedofilia nos EUA, e pela posição contrária aos contraceptivos e, principalmente, seguirem os interesses da instituição e não a palavra de Cristo.

Bom fim de semana :)

ANDY
Deus é isso mesmo, luz, amor, apoio incondicional. Não é a punição que a instituição nos impinge. Instituição essa que decide a seu bel prazer o que é pecado ou não, quando o único verdadeiro pecado é não dar largas ao amor. O não amar o próximo e esta atitude tremendamente desumana, como dizes.

Beijo :)

LITA
Está dentro de nós, não? Nas pedras, no ar, na vida. Sempre presente, e se queres que te diga, do pouco que conheço da bíblia, acho que é essa a mensagem implícita, mas também acho que só os de espírito puro conseguem vê-la e senti-la...

MoonDreamer disse...

SRRAJ:

Desculpa a resposta vir mais abaixo.
Eu nunca estive próximo da instituição, e se alguma vez tivesse estado, teria tido a mesma atitude que tu.

M disse...

Essa mesma Igreja que protege padres pedófilos? Essa mesma igreja que paga(va) abortos para as meninas dos padres? Essa mesma Igreja que perseguiu quem não fosse católico? Essa mesma Igreja que numa 'Guerra Santa' extorquiu o espólio dos infieis? E porque quereria a menina, um dia, casar pela Igreja que lhe vira as costas e a rejeita?...

MoonDreamer disse...

SAYURI:
A Igreja que esqueceu que nos seus primórdios foram eles os perseguidos... ah, mas espera, esses ainda seguiam a palavra e não os interesses... Concordo ctg...

Blue Butterfly disse...

Pouco tenho mais a dizer ..

É triste, mas enfim ...

Nós seres humanos é que alimentamos e permitimos tudo isto .

Concordo contigo 200% Sayuri

Tive educação católica e casei-me na igreja , mas casa vez mais fico desiludida e sem compreeneder o porquê....

" The Kingdom of god is within you and not around you..." I agree

Ana disse...

Excomungada está essa igreja!!!!!!! há já muito tempo...que parolice...

MoonDreamer disse...

BLUEBUTTERFLY:
A igreja foi feita pela homem, e muitas pessoas confundem igreja com Deus.

VAN:
Fiquei a saber hoje, que a posição oficial do Vaticano é apoiar a decisão.. estou sem palavras

Ana disse...

Também vi isso. Deram um passo na direcção do abismo. Pelo que me toca, nunca mais entrarei numa igreja católica na vida.

Ana disse...

“O religioso ratificou as excomunhões contra todos que participaram do procedimento e comparou a prática de aborto com a herança deixada pelo nazismo. Disse que, se o ditador Hitler exterminou 6 milhões de judeus, a cada ano, 50 milhões de inocentes são eliminados no mundo via aborto. É um holocausto silencioso - disse.”


Realmente, este homem é um triste… Que falta de amor cristão, que falta de…tudo.

Enfim, tive educação católica e continuo a considerar-me como tal – embora o meu longo distanciamento face à instituição me faça cair no rótulo de “não praticante”.

Mas a verdade é mesmo essa, a igreja é uma instituição temporal feita por homens e, por isso, à sua imperfeita imagem.

E sim, God is within you