quarta-feira, janeiro 28, 2009

Mensagem

Recebi este texto por email hoje. Tinha que o partilhar convosco porque tantas e tantas vezes hipotecamos o futuro por viver tanto o presente pensando no passado.

O texto está em português do Brasil, optei por não alterar pois também tenho leitoras brasileiras e muitas portuguesas que vêm novelas :P

Um bom dia para todas e todos.



"Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem connosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos,
adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir
recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu génio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceites, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma
necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão!!!!!!!!"

11 comentários:

Ianita disse...

"Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu génio, que entendam seu amor." Mas será possível viver sem expectativas?

Gostava de poder dizer que concordo com tudo. Concordo até certo ponto... de facto, de nada serve remoer o passado, viver no passado. Mas o passado vive no presente, vive connosco, faz parte de nós... por isso não poderemos jamais deixá-lo para trás. Não podemos é deixar que ele nos sugue como areia movediça...

As cinzas do nosso passado estarão sempre presentes nos nossos renascimentos. E não sejamos ingénuos... gato escaldado, de água fria tem medo. Temos é de saber isso e viver com isso. Aceitar o nosso passado. Não deixá-lo para trás, mas aceitá-lo como parte do que somos hoje e do que vamos ser amanhã. E escolher... escolher se queremos viver ou apenas sobreviver...

Eu quero viver. Independentemente das cinzas. Independentemente das cicatrizes.

Eu quero viver.

Kisses

Afrodite disse...

Xarammmmm....há mails e mails eehhehehe!

Abreijinhos

Sininho disse...

Gostei!
Aliás acho mesmo que algumas pessoas deveriam de ler este post! Nada pior que não viver o presente por se estar constantemente agarrado ao passado. Há que quebrar correntes e amarras e viver livremente a vida!

:) jokitas

- Moisés Correia - disse...

Olá boa tarde!

É sempre bom estar aqui presente
E ler o que bem escreve…
Deixar fluir o que nos passa na mente
E reflectir as palavras
Que tanto me apraz,
Deixando-me de animo leve…
Um resto de uma boa semana,
Estarei sempre presente
Inundado de paz.

Há dias…
Em que acordamos chuvosos
Ensopados em saudades choradas
Sentimentais, românticos
Emotivos, fantasiosos…
Amarrados em manhãs geladas

O eterno abraço…

izzie disse...

Uma única palavra... e o sentido externo não interessa (hoje não): voltar.
***

Lita disse...

Poeta, obrigada muito por este texto!!!! Eu já sabia tudo o que aqui está, obviamente! Mas reler estas coisas faz sempre bem à alma!!!! Beijos! :)

Lize disse...

"Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida."

O problema é quando encaixa mas motivos de força maior fazem com que tenha de acabar mesmo que os intervenientes tenham tudo o que possa ser possível e imaginário. Mas sim, bem verdade. Tudo o que acontece, aconteceu por alguma razão. E tudo tem a sua parte positiva e negativa. É preciso tirar partido delas e aprendermos com cada situação.

Beijocas :)

Miepeee disse...

Nao tenho duvidas sobre a ultima frase que obviamente fecha com chave de ouro o resto do texto.
Muito bom!
Beijinho.

Pod papo - Pod música disse...

Viver presa a um passado triste, cheio de lembranças ruins, só nos faz parar no tempo. Temos mesmo que nos livrar dessas amarras, parar de alimentar lembranças tristes, só alimentar o que acontece de bom na nossa vida, guardar apenas o que acontece de bom, o que foi ruim deve servir como aprendizado mas não podemos deixar que eisso nos impeça de sorrir e seguir em frente!

Beijão!

M disse...

O comentario que poderia fazer está espalhado por todos os que já foram feitos :)

Anónimo disse...

Nada acontece por acaso .....

Blue Butterfly